quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Carnaval 2008 - Quarto dia (05/02/2008) - Vencemos!!!!! E era guerra???

Não desistimos do carnaval. A terça-feira haveria de ser outro dia. Saímos preparados.


Subimos da 403 até a 203 tocando apreensivos. Chegando lá, fomos recebidos pelos oficiais da PM. Tocamos um pouco na Galeria Ventoinha de Canudo, e subimos a comercial pela calçada. Muitas pessoas começaram a se juntar ao bloco, e timidamente ocupavam o asfalto. Os oficiais pediram que não ficássemos na rua para não obstruir o trânsito. Ficamos no sinal de pedestres, tocando sem parar, e atravessando na faixa quando o sinal abria para os pedestres. As pessoas nos chamavam de "o bloco do semáforo". Foi praticamente um ato político. Os oficiais nos pararam, dizendo educadamente que estávamos colocando a vida dos muitos que nos acompanhavam em risco. Pedimos que fechassem a rua, em vão. Atendendo a eles, descemos novamente para a nossa galeria, onde tocamos até escurecer.

Nuvens carregadas iam preenchendo o céu, quando um grande grupo que vinha do pacotão apareceu descendo a rua. Diante de tanta gente, os policiais finalmente fecharam a rua. Aí, São Pedro, que devia estar farto de confusão no carnaval, mandou muita água em cima de nós. Ficamos ainda embaixo da marquise nos protegendo da chuva. Quando ela amainou, finalmente chegamos ao nosso objetivo inicial: a RUA!!!!!!




A partir daí, a paz alegre do carnaval, não a pacificação violenta da polícia, reinou.

Os policiais disseram a uma integrante do Ventoinha de Canudo:

- Parabéns, vocês venceram.

Ué, será que a gente veio para brigar?!?

Comemoramos nossa "vitória":

Fomos embora exaustos, acho que felizes. Eram 21:30. A polícia não precisou sequer pedir para sairmos antes das 22:00. Fomos tocando nossas flautas e percussões guerreiras pela 203 sul. Algumas pessoas nos saudavam das janelas dos prédios. Foi bonito.

4 comentários:

Devaneios disse...

Venho acompanhando o Ventoinha de Canudo há um tempo já, infelizmente neste carnaval só pude conferir no último dia e por pouco tempo, mas o suficiente pra matar a saudade deste grupo de tanta gente bonita e com talento, que não deixam a fantasia e o carnaval tradicional de Brasília morrerem.
Juliana Albuquerque, precisando de divulgação perfil: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=8845357394763086660

DANI NERI disse...

A RUA É NOSSA!!!!!!!!!!!!!!!
NÃO VAMOS DEIXAR QUE A TRADIÇÃO SE ACABE.

Edith disse...

que bom que a infeliz aparição desse bloco da "ordem" não conseguiu tirar o ânimo dos ventoinhos!! apesar de não ter parado um minuto nesse errejota, senti muita saudade do ventoinha...e o bolo de banana que só a vovó faz tão gostoso?? rsrs

Sayuri Hirako disse...

Olá!
Vocês poderiam me passar o contato do Grupo?

Grata
Sayuri

obs.: sayuri.hirako@gmail.com